quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Bar do Nomba

31 comentários:

  1. Pronto cá estamos no "Bar do Nomba". Podem sentar-se, mandar vir uma 2M, falar do que vos apetecer ou ficar simplesmente a olhar para a paisagem.

    - Uma 2M, por favor ...

    ResponderEliminar
  2. Epa! com este frio de Primavera, olhando para a paisagem, da vontade de refrescar..
    Entao o que esperas? Mais uma 2M, bitte!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma...obrigada.
    Olha Beta a tua mãe, gostou de saber que aqui estás, se ninguém mais a interromper com telefonemas, ela acaba de pintar o cabelo e já aí vem.
    Está-se bem aqui, hem?
    Podia aparecer o Nel, para contar uma anedota

    ResponderEliminar
  4. ja agora a morada do bar,sai uma grade de 2M a sede é grande e sabia mesmo bem. Ja estou com saudades da minha terra

    ResponderEliminar
  5. Na estrada de Lichinga para Machomane.Na povoação do Ludemile(ou Lulimir, não sei) há uma bifurcação, uma estrada segue para Cuamba, etc. etc.e Nampula e a outra passa na povoação do NOMBA, Machomane e vai até Pemba.

    ResponderEliminar
  6. Quem é o Nomba? :-)))

    Raquel

    ResponderEliminar
  7. :-) Já tenho companhia para a 2M...
    Também não sabia quem era o Nomba, mas fui consultar a enciclopédia, quer dizer, liguei para o avô. Ninguém pode saber tudo e o avô também nunca tinha pensado nisso, mas valeu-nos o Àgida, que diz que era um comerciante muito antigo, que ali se estabeleceu e que fazia muito comercio com o Malawi.
    Ainda pensei que fosse um régulo, como o Régulo Lulimir, que eu ainda conheci e muito me impressionava, pois era uma figura verdadeiramente imponente.(Um dia mostro uma foto que tenho dele)
    Entretanto, com o avô, fomos falando da origem dos nomes das terras, e fiquei a saber que Lichinga era o nome dado precisamente aquela zona onde o avô tem a machamba. Mas sobre a origem do nome, é melhor esquecer mesmo...

    ResponderEliminar
  8. Assunto extremamente interessante para debate !!! 50 pontos para quem levantou esta questão!!!....

    Que pena não poder ser discutido no proprio local acompanhado por várias rodadas de 2M !

    Na realidade o bar chama-se "Aiton" que é o nome do proprietário um antigo amigo do velho Medeiros e do falecido Taímo (Presidente do Conselho Municipal de Lichinga).

    De resto "Nomba" é o nome da "povoaçao" ( aldeia) vizinha ao MedeirosBurgo, zonas de atuação do "Betinho" que tinha medo de conviver com os "brancos" de Vila Cabral ....

    Bom se quizerem saber mais promenores, paguem a próxima rodada de 2M.

    Berto (Betinho)

    ResponderEliminar
  9. Eu esclareço: Lichinga que dizer lugar dos currais de vacas, isto é, vacaria eheheh
    (e por esta fico anónimo...)

    ResponderEliminar
  10. Não pode ser discutido no próprio local, mas faz de conta, por isso sai mais uma rodada de 2M e fumamos um cigarrito...
    Vê se investigas melhor, essa história da origem de Lichinga, que essa não me agrada nada.
    Será que não havia por ali um rio Lichinga, um riacho, um fio de água? Uma formiga de asa?

    Por falares no compadre do pai, Cristiano Taímo, lembrei-me de ter visto outro dia, a bisbilhotar na Internet, que Lichinga está geminada com Vila Nova de Poiares, uma terra muito próxima da casa da Nélia e foi ele que cá esteve na altura. Como tem cooperação também na area cultural, tenho que ficar atenta, para ver se cá venhem os Massukos tocar.
    E eles dizem: - ... Niassa, Niassa é lindo e eu gosto!

    ResponderEliminar
  11. Que converça muito interresante... olhem,para começar, mais uma rodada de 2M.
    vou ver se vejo essa tal lichinga, por agora nao ouvi nada de Massukos, por estes lados.E estou bastante perto.
    P.S. vou levar o Diniz, ele adorou ver-me nao estranhou nada...bem a sua Mae...essa bebe, e nos falamos, que tal?

    ResponderEliminar
  12. Epa Gente... depois de uma viagem como a minha, bem preciso de uma 2M. Só no "Nomba" penso que nao ha impessilhos. Pensando bem, mais uma rodada! Quem quer?

    ResponderEliminar
  13. Opa, tenho companhia para a 2M! Já sei que o teu regresso foi bem atribulado Beta. E sorte teres aqui o Bar do Nomba, pois nem o licor Beirão chegou aí para te apagar as máguas...
    Ainda não acabei o trabalho de hoje, vou continuar, depois volto e mesmo calada, sento-me e fco por aqui um bocadinho

    ResponderEliminar
  14. Epa... este Beirao ficou na historia... Sò Visto!
    Tavinha este Bar, nao tarda a ser nosso ou o dono corre-nos a pedrada. Os outros, ou nao tem GPS ou a carteira esta "leve".
    Olha adorei conhecer o Diniz, penso que a sua Avo, tambem esta conosco no Bar.
    Ve la se falas com o dono para fazer uma festa ou um Happy Hour. Eu levo as azeitonas e tremoços.
    Hei malta... ACORDEM!
    2M NO "NOMBA"...

    ResponderEliminar
  15. Oi, acabei de arrumar uns papeis e ainda bem que tenho companhia. O joão acabou de telefonar, está no Chile e diz que está um frio danado. Nem lhe disse que estavamos a beber uma 2M, que ele roia-se de inveja...
    Pois é Beta, devemos ser as melhores clientes do Sr. Aiton. Temos que falar com o Shé Betinho para ver se o convence a dar-nos sociedade, mas temos que descobrir 1º uma forma de atrair os outros clientes para o bar, senão somos nós a levá-lo à falência...
    O Dinis está um lindão e a Raquel é uma Super Mamãe, não é? Sempre calma e atenta. Já ficava admirada com ela, quando o Fábio era pequeno. O puto às vezes era reguila e até dava vontade de o abanar e ela passava-lhe a mão na cabeça, falava com ele e aí acabava a birra.

    Bem vamos embora, que os senhores querem fechar

    ResponderEliminar
  16. Concerto de Abertura do Mundial de Futebol na Àfrica do Sul

    Comentário da Zita - Viva a n/ África! Quem consegue pôr tantas diferentes cores e culturas juntas? Cheio de Vida!

    Berto - Estamos a ver...

    Nélia - Que Maravilha!Se choro não vejo, mas estou engasgada...se calhar ainda dou um abraço ao putxi...

    Leonor - Estou contente! Isto aquece o coração.

    Élia - Na madeira, ainda não começou a transmissão. Mas já estás em África? Se estás, beijinhos para todos, adoro-vos.

    Maria Pedro - Sempre que ligo a Tv, fico com o coração tão pequenino! Diz-nos tanto este Mundial

    Beta - Epa, cheguei tarde, mas vou já dar uma olhada...Perdi-me, pois estava no Nomba...

    Nel - Amanhã a partir das 14h45m não se trabalha.World CUUUUUUPPPPP hoyéééééééééééé

    E eu vou acabar esta cerveja e vou ver o principio do concerto , que não vi, e adormecer em Àfrica hoyéééééééé´
    E a primeira musica é uma musica da Miriam Makeba

    ResponderEliminar
  17. HOYéééééééééé...Viva a AFREICA!
    Jà viram como os Sul Africamos, rezam e rezam, quem sabe jà começaram o "Makumba"... Epa! Posso dizer, tem Alegria e vivem com este evento.Força!!!!
    Pecado que devo andar a trabalhar, mas falei com a minha Mae, ela està a trabalhar, mas o coraçao,esta aos pulos....
    Vamos a uma rodada? Viva Sul D`Africa. Hoyèèèèèèèèèèè!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Estou com voçes...Força!
    Ja viram, sao tres os contimentes todos ligados a verem a festa! Que Maravilha!
    È so pena que o "Filho Branco " da minha Irmã, foi dormir. Bem o Benjamim teve a companhia da TV, pois fez companhia ao Kiury.
    FORçA AFRICA;PORTUGAL;BRASIL!!!
    Ps: Tirei uns minutos para o "Nomba"

    ResponderEliminar
  19. Viva África!
    Mas hoje não me atrevo a publicar os comentários trocados por telemóvel. Tantos africanos que cá vivem e mostraram na televisão um resumo do que foi a cerimónia de abertura. Estou indignada!!!!

    VIVA ÁFRICA!!!!

    È VERDADE, O AVÔ SÓ DIZ - É FORMIDÁVEL!!!

    ResponderEliminar
  20. Hoyééééééééééééééééééé...!!!!
    Vamos mais a uma rodada? como nao aparece ninguem,vou fazer um Hoyèèèèèèèè....para a Italia, claro joga hoje. Ah! Ah!
    Tavinha, nas festas sao todas feitas em AFRICA. Olha que eles estao a delirar, dançam e o vuvuzela, ninguem atura mais, mas so o "pereto sabe asuprar..." iritam a todos, mas quando tem eles o comando o som...nota-se. VIVA AFRICA!!!!
    VIVA PORTUGAL...FORçA !!!! HOYèèèèèèèèèèèèèèèè...!!!

    ResponderEliminar
  21. Ooooooooooooooooh

    woooooooooooooooooh

    Give me freedoom, give me fire, give me reason, take me higher.....
    Oooooooooooooooh
    Oooooooooooooooh
    ..........

    - 2M hoyéééééé´´e´´eé

    ResponderEliminar
  22. Nestes próximos dias vamos ter mais três aniversários, mas o bar do Nomba continua aberto e à nossa espera.

    ResponderEliminar
  23. Epa ja estava preocupada... agora que talvez vem a Raquel...ja estavamos a mais... ou o preço subiu?
    Quem è esse ANONIMO? Por quem aplaude? Ja sei, deve ser daqueles que entram,bebem,dizem a sua e Ciaooo...Viva Africa!!!

    HOOP SWISS!!! Nao è nada mas bateram aos Campioes da EUROPA.
    E Vai mais uma 2M!

    ResponderEliminar
  24. Duas...
    Está-se muito bem aqui... podiamos viver sem isto? Podiamos, mas não era a mesma coisa...
    Sorte a nossa, por termos tantas selecções por quem torcer. perde Itália, ganha a Suiça, empata Portugal, empata a Costa de Marfim, só foi triste os Bafana/Bafana, mas ainda há esperança...

    ResponderEliminar
  25. Amigos cheguei! Mano vamos brindar com 2M. Nossa mana Tavinha grande formadora destas coisas... vamos requesitá-la ao nosso cunhado? Até porque é do clube 2M.

    ResponderEliminar
  26. Hoylaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Ja ca temos a Nelia, agora que se meteu a procura das teclas do "Compiuter",ninguem a para.

    Qualquer dia, ate o "Velho Medeiros" se mete a "Navegar..." "Heroes do Mar..."

    NOTA IMPORTANTE: Devem mudar o "Bar Nomba" para estar sempre a "mao". Qualquer dia, temos que ir a Taschinha mais perto.
    VIVA PORTUGAL!!!!

    ResponderEliminar
  27. Olá! Não andei perdida por outras tasquinhas, andei à procura de outras fotos do Bar do Nomba, já arranjei uma, mas já agora só a pomos depois dos anos da Maria, pois depois há uma folga grande até aos anos da Rafaela, está?
    E por agora só uma 2M mini, será que há?

    ResponderEliminar
  28. Os "Black" qualquer dia corre conosco...Ja estamos quer muito... olha, tambem ja estou como o outro...venha mais uma rodada!

    ResponderEliminar
  29. Epa! Vim atrazada, a culpa è da Beta, jà lhe tinha falado ontem...Epa! Nao posso beber uma 2M, mas acompanho... sò o trazer de estar sentada...E viva PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  30. Tambem gosto da 2m essa gaja da força aos fracos

    ResponderEliminar
  31. Ué! Tem ninguém? Tenho mesmo que pôr o bar mais perto, pois com este calor faz falta.

    ResponderEliminar